NÃO BASTA USAR MÁSCARA. TEM QUE MANTÊ-LA NO ROSTO

NÃO BASTA USAR MÁSCARA. TEM QUE MANTÊ-LA NO ROSTO ONDE HÁ CIRCULAÇÃO DE PESSOAS.Somente retire em ambiente restrito onde você e sua família andem (em casa, e talvez no carro), ou em local arejado e preferencialmente aberto onde não circulem outras pessoas. Procure um ambiente seguro para tomar água, tomar um café ou alimentar-se, sozinho, quando estiver fora de casa..Um novo estudo apresentado pelo MIT, nos Estados Unidos, aponta que partículas de saliva (perdigotos) de pessoas que falam alto podem permanecer no ar por um intervalo de oito a 14 minutos.Durante o desenvolvimento do estudo, pesquisadores pediram que os voluntários repetissem frases e usaram feixes de luz que permitiam enxergar os perdigotos no ar. Os pesquisadores avaliam que um único minuto de fala em voz alta pode expelir até 1.000 perdigotos contendo o vírus. Por meio das observações feitas na pesquisa, os cientistas analisaram que as gotículas permaneceram no ambiente por mais de oito minutos, chegando a durar até 14 minutos.No entanto, a pesquisa deixa claro que o estudo foi realizado em um ambiente controlado, sem interferência de correntes de ar ou alterações da temperatura, sem ser possível determinar como seria a proliferação em uma via pública, por exemplo.Os cientistas alertam que, apesar das restrições do ambiente controlado, é possível que a contaminação por covid-19 se dê através da fala — e que, inclusive, alguns pacientes podem espalhar maior quantidade de vírus do que outros.O estudo também reforça que a pesquisa só endossa a necessidade do uso de máscaras de proteção para tentar frear a transmissão da doença.Ref.: Stadnytskyi e col. The airborne lifetime of small speech droplets and their potential importance in SARS-CoV-2 transmission. PNAS, 13 de maio de 2020.

NÃO BASTA USAR MÁSCARA. TEM QUE MANTÊ-LA NO ROSTO ONDE HÁ CIRCULAÇÃO DE PESSOAS.

Somente retire em ambiente restrito onde você e sua família andem (em casa, e talvez no carro), ou em local arejado e preferencialmente aberto onde não circulem outras pessoas.

Procure um ambiente seguro para tomar água, tomar um café ou alimentar-se, sozinho, quando estiver fora de casa.

Um novo estudo apresentado pelo MIT, nos Estados Unidos, aponta que partículas de saliva (perdigotos) de pessoas que falam alto podem permanecer no ar por um intervalo de oito a 14 minutos.

Durante o desenvolvimento do estudo, pesquisadores pediram que os voluntários repetissem frases e usaram feixes de luz que permitiam enxergar os perdigotos no ar. Os pesquisadores avaliam que um único minuto de fala em voz alta pode expelir até 1.000 perdigotos contendo o vírus. Por meio das observações feitas na pesquisa, os cientistas analisaram que as gotículas permaneceram no ambiente por mais de oito minutos, chegando a durar até 14 minutos.

No entanto, a pesquisa deixa claro que o estudo foi realizado em um ambiente controlado, sem interferência de correntes de ar ou alterações da temperatura, sem ser possível determinar como seria a proliferação em uma via pública, por exemplo.

Os cientistas alertam que, apesar das restrições do ambiente controlado, é possível que a contaminação por covid-19 se dê através da fala — e que, inclusive, alguns pacientes podem espalhar maior quantidade de vírus do que outros.

O estudo também reforça que a pesquisa só endossa a necessidade do uso de máscaras de proteção para tentar frear a transmissão da doença.

Ref.: Stadnytskyi e col. The airborne lifetime of small speech droplets and their potential importance in SARS-CoV-2 transmission. PNAS, 13 de maio de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.