Endocrinologia, Diabetes e Obesidade em Campinas
Endocrinologia e metabologia

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA é o nome completo da especialidade que estuda os HORMÔNIOS. Essas substâncias compõem um eficiente SISTEMA DE COMUNICAÇÃO entre os diversos órgãos – o SISTEMA ENDÓCRINO – e regulam o METABOLISMO, ou seja, a forma como o organismo utiliza energia e processa seus elementos como proteínas, gorduras, açúcares, minerais e vitaminas.
O SISTEMA ENDÓCRINO se integra ao SISTEMA NERVOSO CENTRAL através do HIPOTÁLAMO, região cerebral que regula o METABOLISMO e está ligado à HIPÓFISE, A GLÂNDULA MESTRE que rege a maioria das glândulas endócrina.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS são órgãos especializados na secreção de hormônios na circulação sanguínea.
Quais são as PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS?
Você sabia que, além das glândulas endócrinas, outros órgãos produzem hormônios? Entre eles, destacam-se CÉREBRO (principalmente a região do HIPOTÁLAMO), FÍGADO e TRATO DIGESTÓRIO, TECIDO ADIPOSO. RINS, CORAÇÃO, SISTEMA IMUNOLÓGICO, e até mesmo os OSSOS…
DIABETES E OBESIDADE são as doenças endócrinas mais frequentes. Sua expansão no mundo todo é encarada como uma PANDEMIA, responsável por um aumento no risco de doenças cardiovasculares.

ESTEATOSE HEPÁTICA (DOENÇA GORDUROSA DO FÍGADO) é outra condição crescente, muito associada ao diabetes e à obesidade, que preocupa devido ao risco de cirrose e câncer de fígado.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENDÓCRINO

DIABETES
Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2
Outras formas de diabetes

OBESIDADE
Emagrecimento e manutenção de peso
Hábitos Saudáveis
Suporte à Cirurgia Bariátrica

Pré-diabetes,
resistência a insulina e
síndrome metabólica
Prevenção Cardiovascular

Fígado gorduroso
(esteatose hepática)
Doença gordurosa do fígado de origem metabólica e/ou alcoólica

tireóide
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
Nódulos de tireóide
Câncer de tireóide

Neuroendocrinologia
HIPÓFISE - A glândula-mestre
PINEAL - fonte da MELATONINA ("hormônio do sono")

CRESCIMENTO E PUBERDADE
Baixa estatura
Puberdade atrasada ou precoce

HORMÔNIOS SEXUAIS
Reposição hormonal masculina e feminina
Síndrome de Ovários Policísticos

Adrenais
(glândulas suprarrenais)
Distúrbios do Cortisol e hormônios relacionados

Metabolismo ósseo
Distúrbios das paratireóides
Osteoporose
Vitamina D

Cuidado! O que NÃO é Endocrinologia...
Muitos profissionais de saúde tem feito USO IRREGULAR de HORMÔNIOS.
Fique atento para não cair em cilada!
remédio para ganhar músculo e queimar gordura
Quem não quer? Anabolizantes saíram da clandestinidade para brilhar em consultórios chiques. Funciona? Sim, mas não dura - e há risco, ao contrário das falsas promessas.
"MODULAÇÃO HORMONAL"
Nome bonito mas vazio de significado, para "forçar" a indicação de hormônios sem necessidade. É frequente interpretar os exames de um jeito "conveniente" para achar problema em quem não tem.
Rejuvenescimento
e bem-estar (?)
Hormônio, em caso de deficiência, resgata o bem-estar. Mas tem efeito também em quem não precisa - como uma droga. Ânimo e "juventude" assim tem risco - nem sempre calculado.
"CHIP DA BELEZA"
Há implantes (sob a pele) com hormônios seguros e bem-indicados, porém muitos fazem combinações estranhas e até perigosas, com a promessa estética. Se precisar reposição hormonal feminina com implante, procure um ginecologista sério.
EXAMES QUE NINGUÉM FAZ...
Endócrinos sérios podem pedir exames diferentes (até de saliva!) - mas dentro de diretrizes. Suspeito é examinar "todos os hormônios" na saliva ou encostando a palma da mão num equipamento; ou oferecer teste genético nutricional ou de obesidade para todo mundo...
hormônio BIOIDÊNTICO
sem contra-indicação (?)
Ser idêntico ao natural não elimina o risco de um hormônio - e menos ainda, o fato de ser manipulado (cuja pureza não é garantida). Deve-se avaliar sempre o risco para câncer e trombose, por ex.
conecte-se comigo
Temas atuais em Endocrinologia, Diabetes e Obesidade,
Hábitos Saudáveis e Qualidade de Vida