Chegou no Brasil a nova insulina Asparte de ação ultrarrápida (Fiasp, Novo Nordisk). A niacinamida (vitamina B3) foi adicionada à insulina para aumentar a velocidade da absorção inicial da insulina. Essa é uma reformulação inovadora da insulina asparte tradicional (NovoRapid), que faz com que ela chegue duas vezes mais rápido ao sangue.
Trata-se de uma revolução na história da insulina, pois essa insulina análoga é a que mais se aproxima de simular a secreção pancreática de insulina que ocorre após as refeições (pós-prandial) nas pessoas sem diabetes..A Fiasp é única insulina de ação rápida com recomendação de aplicação no momento da refeição ou dentro de 20 minutos após o início da refeição, e alcança a circulação sanguínea cerca de 2,5 minutos após a administração. Isso permite o controle glicêmico adequado precocemente, com menor risco de hipoglicemia por uma eventual demora da refeição ou desproporção do prato e da dose administrada. A duração mais curta também contribui para evitar hipoglicemias.
Com as insulinas disponíveis no mercado atualmente, esse processo precisa ser realizado com uma antecedência maior, de 15 minutos (insulinas análogas rápidas) a 45 minutos (insulina regular) antes de comer. Isso traz dificuldades para a rotina das pessoas com diabetes, que precisam planejar cuidadosamente quando, quanto e o que irão comer para o cálculo prévio da insulina.
Essas características são muito importantes em especial para crianças pequenas, quando a quantidade de carboidratos que vai ingerir numa refeição é mais imprevisível. A nova insulina Asparte é aprovada a partir de 1 ano de idade.
Por fim, pode ser utilizada em bomba de insulina, tratamento mais moderno através de um sistema de infusão contínua de insulina ultra-rápida.
Confira também no Instagram e conecte-se comigo:
https://www.instagram.com/drmarcelomiranda.endocrino