Repost @abeso_evidenciasemobesidade ・・・CINCO RECOMENDAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SEGURA — Elas foram publicadas pela Organização Mundial de Saúde em função da pandemia de covid-19 como parte de suas orientações nutricionais para a quarentena. Mas, cá entre nós, são cuidados que deveriam existir desde sempre e que continuarão valendo mesmo depois do período de maior distanciamento social.
1️⃣ Lave bem as mãos e todos os utensílios antes de usá-los para preparar ou servir qualquer prato. Lembre-se, ainda, de manter a cozinha impecavelmente limpa.
2️⃣ Separe alimentos crus dos que já foram preparados ou cozidos. Não guarde tudo junto, amontoado em geladeiras e armários.
3️⃣ Cozinhe bem todas as carnes e, se der, os vegetais. Já se a ideia é consumir hortaliças in natura, em uma salada, trate de higienizá-las em solução apropriada para esse fim.
4️⃣ Mantenha a comida pronta em uma temperatura segura, isto é, abaixo de 5 graus Celsius, refrigerada, ou acima de 60 graus, aquecida no fogo. Não a deixe parada em cima do fogão ou sobre a mesa depois de esfriar.
5️⃣ Procure usar água filtrada nas preparações e compre alimentos frescos de boa procedência.
A OMS lembra que a primeiríssima recomendação é a mais importante de todas pensando no coronavírus — inclusive higienizar embalagens dos industrializados, se possível. No entanto, as outras quatro também têm o seu valor porque afastam viroses, estas causadoras de gastroenterites que não são bem-vindas nunca, muito menos no momento que atravessamos.
#abeso #obesidade #síndromemetabólica #segurançaalimentar #covid19 #pandemia #novocoronavírus #who #nutrição #alimentaçãosaudável #oms #obesidadeeumeatualizo #obesidadeeutratocomrespeito